Propostas envolvem a criação de jogos , de conteúdos e projetos voluntários
Cresce o número de iniciativas de educação com o objetivo de ensinar as nuances da política. Elas apresentam de forma apartidária princípios políticos. “Mais do que passar conceitos, a nossa preocupação principal é passar uma mensagem sobre o que é o pensar e o agir politicamente”, conta Bruno Bissoli, cofundador e educador do Pé na Escola. Camila Borges, criadora do Politiquê? Comenta que “queremos [voluntários do projeto]
passar uma base do que é política, para responder a inquietações daqueles que falam muito, mas – de fato – não sabem o que estão falando”
Se encontram com o desejo dos jovens, como aponta a pesquisa do projeto Sonho Brasileiro da Política, feita pela Box 1824, entre os anos de 2014 e 2016. 27% dos 1784 jovens entrevistados apontaram que teriam maior contato com a política se as informações fossem mais claras e acessíveis, e outros 22% se soubessem como funciona a política no Brasil. O projeto criou, com a agência de conteúdo Énois, o Jogo da Política.“ Para que debater política seja uma coisa legal, construtiva, para que ele [o estudante] possa sair do jogocom uma experiência prática”, aponta Nina Weingrill, criadora da Énois, em um vídeo de divulgação. “Acho que a política já é um jogo que envolve todo mundo”, comenta Kayam Mendes, de 19 anos, que ajudou na construção do jogo, “e quando você monta um jogo de tabuleiro, um jogo pra troca de experiências, você tá vivenciando uma miniatura pra entender um sistema gigante que muitas vezes nem todo mundo tem acesso”.